quinta-feira, 3 de março de 2011

Khadafi terá aceite plano de paz de Chávez

O líder líbio, Muammar Khadafi, aceitou o plano proposto pelo presidente Venezuelano, Hugo Chávez, para encontrar uma solução negociada para a crise na Líbia, disse um porta-voz do chefe de Estado sul-americano.

Segundo a agência Reuters, o ministro da Informação venezuelano, Andrés Izarra, também confirmou que a Liga Árabe mostrou interesse neste plano, que consiste no envio de uma comissão internacional para mediar conversações entre elementos do regime e representantes dos rebeldes, que pedem a saída de Khadafi do poder.

Apesar da disponibilidade de Khadafi, a oposição não pretende ceder. O líder dos rebeldes do Conselho Nacional Líbio, Mustafa Abdel Jalil, recusou, em declarações à Al Jazeera, estar disposto em negociar com Khadafi.

Segundo a proposta de Chávez, a comissão internacional deverá ser formada por representantes da América Latina, Europa e Médio Oriente. «A Venezuela irá continuar os contactos com o mundo árabe e outras partes para encontrar fórmulas para a paz na Líbia», disse o ministro.

Hugo Chávez já havia tecido duras críticas ao governo dos EUA, que acusa de «exagerar os problemas da Líbia para justificar uma invasão», defendendo a necessidade de se «procurar uma solução não militar para este conflito».

1 comentário:

  1. O teu bloggue está a ficar x-lente , dá para perceber que tens trabalhado imenso nele ! :) , continuação de bom trabalho x) e passa no meu !

    ResponderEliminar